domingo, 8 de março de 2009

Mais uma vez _ Pérolas _ de RUAN FONTANA

Escravos do tempo

By Ruan Fontana

Sabe aqueles dias que você acorda e não tem nada pra fazer, vai ao banheiro, toma um bom banho, escova os dentes, se veste, senta em frente ao computador e se pergunta: O que eu vou fazer hoje? Isso está acontecendo comigo neste exato momento, não tenho a menor idéia do que fazer neste domingo de Sol. Tenho um longo dia pela frente, afinal não passam das nove da manhã... Longo dia... Me fez lembrar de uma regra natural inexplicável, todos nós presenciamos, mas ninguém sabe explicar. Faz parte daquelas inúmeras perguntas sobre a humanidade que a ciência ainda não conseguiu achar uma resposta... Por que quando não temos nada pra fazer o tempo não passa? E quando estamos atarefados o tempo corre velozmente? Talvez com a intenção cruel de fazer com que nós não consigamos cumprir o que temos que cumprir.

O tempo não para, já dizia o saudoso Cazuza. Todo mundo já ouviu que tudo que é bom, dura pouco... Mas também já ouvimos que o que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível... Acho tudo isso um consolo para o inexplicável. Uma resposta que inventaram para a não resposta. Quero saber quem foi o infeliz que inventou o relógio, as horas, os minutos, os segundos? Quem foi o inútil que nos prendeu na maior e mais perigosa das prisões, o tempo. Viramos escravos e a cada ano que passa estamos mais aprisionados e envolvidos com ele. Já vivemos em relação a ele, criamos, inovamos, evoluímos, tudo em função dele.

Devemos poupar o tempo, então compre um celular novo, mais moderno, tenho certeza que você vai ganhar alguns minutos. Compre um carro novo, mais veloz, cuidado com o transito, afinal todos que correm nas estradas, estão tendo o mesmo pensamento que você: Tenho que ganhar tempo, tenho que chegar mais rápido. Lembre-se de comprar um carro flexível, que funcione com biodiesel, polua menos, já que quanto mais degradarmos o nosso planeta, menos tempo teremos para aproveitá-lo.

A necessidade de ganhar tempo acabou transformando as nossas gerações, em gerações doentes. Por culpa dos milhares de invenções malucas para poupar tempo, estamos cada vez mais expostos a radiação. Tudo a nossa volta está carregado de radiação, TV, celular, computador, microondas, equipamentos de áudio, eu, você. Nós somos uma bomba radioativa viva, prontos para explodir. Estamos apodrecendo aos poucos, quase imperceptível, mas estamos.

Sem contar que estamos acelerados, estressados. Não expressamos mais nossos sentimentos como deveríamos. Pela correria, deixamos de ver amigos, deixamos de ter contato, namoramos por MSN, terminamos por telefone, afinal tenho uma reunião agora, não posso me atrasar. Atraso... O atraso, conseqüência da falta de tempo, já foi capaz de destruir muitas coisas, o mais afetado pelo atraso é o amor. Quantos relacionamentos já acabaram por que alguém atrasou? Imagina você se atrasar para o seu casamento, para as mulheres isso é uma regra, mas para os homens? Se atrase pra ver o que acontece. Fim de casamento, antes mesmo de começar.

O tempo nos faz amadurecer a força, nos separa de pessoas extremamente importantes. O tempo mata, mas também traz a vida. O tempo voa, o tempo anda, o tempo pára. E quando parar pode ser tarde, faça tudo que tenha que fazer agora, não deixe pra amanhã o que pode ser feito hoje, o tempo pode parar pra você a qualquer instante. Talvez eu nem consiga terminar esse texto, por isso antes que não dê tempo, vou encerrar por aqui. Meu amigo acabou de me ligar chamando para ir a um churrasco e já está chegando aqui, tenho que me arrumar correndo, afinal o tempo não para. Bom dia... Carpe diem.

Um comentário:

Bianca disse...

até arrepiei.. muito bom!