sábado, 2 de maio de 2009

TRABALHO 2 UNIDADE _ 1º e 2º ANOS

A PARTIR DO EXCERTO ABAIXO E DE SUA ANÁLISE DO FILME "BILLY ELLIOT" PRODUZA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO: DANÇA, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, CULTURA.
A VERSÃO FINAL DE SEU TEXTO DEVE SER ENTREGUE PARA O PROFESSOR EM 29 DE MAIO DE 2009.
O FILME "BILLY ELLIOT" SERÁ EXIBIDO E DISCUTIDO NA SEXTA DE TARDE, 13:30, 15 DE MAIO. AQUELES QUE NÃO PUDEREM POR QUALQUER RAZÃO ASSISTIR CONOSCO AO FILME, DEVERÃO VÊ-LO EM CASA.




"A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES MASCULINO/FEMININO (...) SE REVELA PARTICULARMENTE INTERESSANTE. A DANÇA FOI, DE INÍCIO, UMA OCUPAÇÃO MASCULINA; MARGINAIS E EM CONDIÇÃO PRECÁRIA, AS MULHERES ACOMPANHAVAM TROVADORES E ACROBATAS. A IMAGEM DE SALOMÉ, DANÇANDO PARA OBTER A CABEÇA DE JOÃO BATISTA, É A ENCARNAÇÃO DO FEMININO MAIS SOMBRIO. 'CADA VEZ QUE SE DANÇA, CORTA-SE A CABEÇA DE JOÃO BATISTA', ESCREVE O ESCRITOR ITALIANO BERNARDINO DA FELTRI. DEPOIS AS MULHERES SE AFIRMARAM EM PAPÉIS DE DANÇA NO SÉCULO XVIII, E PODE-SE SE IMAGINAR QUE O BALÉ ROMÂNTICO, (...) FOI CRUSCIAL PARA A IDEALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E PARA O ADVENTO DA 'DIVA'. DÁ-SE ENTÃO, UMA REVERSÃO NOS PAPÉIS SEXUAIS. PASSA A HAVER UMA CONOTAÇÃO FEMININA DA DANÇA E A IDÉIA DE QUE É INCONVENIENTE PARA UM HOMEM, DANÇAR. VIU-SE AÍ UM SINAL DE EFEMINIZAÇÃO, E PRINCIPALMENTE NAS FAMÍLIAS DE ORIGEM POPULAR, NAS QUAIS, OS ESTEREÓTIPOS SEXUAIS SÃO MAIS FORTES, RESISTIA-SE AO DESEJO DO RAPAZ QUE QUISESSE TORNAR-SE DANÇARINO, COMO SE PODE VER NO BELÍSSIMO FILME INGLÊS 'BILLY ELLIOT'.
SOB A INFLUÊNCIA DE COREÓGRAFOS COMO MARTA GRAHAM OU MERCI CUNNINGHAM, A DANÇA PÓS-MODERNA DISSOLVE AS ANTIGAS HIERARQUIAS E EMBARALHA A PERCEPÇÃO DE GÊNERO.(p.132)

(PERROT, MICHELE. MINHA HISTÓRIA DAS MULHERES. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2007).

Nenhum comentário: