quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Salvador se mobiliza para o Grito dos Excluídos

Vida em Primeiro Lugar: A Força da transformação está na organização popular. Este é o tema do Grito dos Excluídos deste ano, tradicional manifestação popular que acontece anualmente no dia 07 de setembro em diversas cidades do Brasil e da América Latina.



Em Salvador, a mobilização para o Grito está envolvendo diversos bairros populares da cidade, com os Pré-Gritos da Semana Social, que acontecem entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro. A caminhada do Grito acontece logo após o desfile oficial, do Campo Grande à Praça Castro Alves. Em Aracaju, a caminhada parte da Praça da Catedral, às 11h, passa pela Assembléia Legislativa e segue até a Praça da Bandeira. Em Sergipe, a manifestação também acontece no município de Boquim, pela manhã, protagonizada pela Cáritas de Estância e movimentos sociais.



O principal objetivo do Grito dos Excluídos é denunciar todas as formas de exclusão e as causas profundas que levam o povo a viver em condições de vida precárias. Cada vez mais, as entidades e movimentos de defesa e promoção de direitos vêm investindo na atividade como forma de denunciar o modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que resulta em desigualdade social, miséria, violência e devastação ambiental. Além disso, estas organizações buscam revelar alternativas de desenvolvimento que sejam pautadas na organização e participação popular e que têm como princípio a convivência com os biomas, a segurança alimentar, a economia solidária, a equidade de gênero, etnia e geração, dentre outros.



O papel da Semana Social é envolver as comunidades numa reflexão mais aprofundada sobre os problemas que afligem a cidade e o país. Na Bahia, a abertura está prevista para as 19h da próxima segunda-feira (31/08), no auditório do Centro Bom Pastor (Garcia), em Salvador. Os Pré-Gritos acontecem nos dias 01, 02 e 03 de setembro, em acampamentos e comunidades de Salvador e região metropolitana: Mata Escura, Alto do Peru, Pau da Lima, Centro Histórico, Água de Meninos, Cajazeiras, Jardim Eldorado, Tororó e Acampamento do MSTB, na BR 324. Os Pré-Gritos são momentos preparatórios em que as comunidades organizam oficinas sobre diversas temáticas. O resultado das oficinas é exposto de forma lúdica no encerramento da Semana Social e na caminhada do Grito.



O Grito dos Excluídos é uma ação organizada pelos movimentos e entidades populares. O Fundo Nacional de Solidariedade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira são alguns dos apoiadores. Para a assessora da Cáritas, Cátia Cardoso, o tema da organização popular será trabalhado num momento crucial. “Os movimentos e organizações sociais estão numa condição de fragilidade e fragmentação”, disse.



Quem precisar de informação e material deve fazer contato pelo telefone (71) 33568013 ou pelo e-mail caritasne3@caritas.org.br

Nenhum comentário: