sábado, 26 de setembro de 2009

Assassinato de professores em Porto Seguro _ Nota pública do PSOL

NOTA PÚBLICA


"Há homens que lutam um dia e são bons.
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Porém, há os que lutam toda a vida.
Esses são os imprescindíveis."
Bertold Brecht


A Comissão Provisória do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Porto Seguro torna público seu pesar pela morte dos sindicalistas da Delegacia Regional do Descobrimento da APLB, Álvaro Santos e Elisney Pereira. Ao mesmo tempo, registra sua indignação frente ao bárbaro crime do qual foram vítimas, com fortes evidências de um afronto ao estado de direito democrático, aos direitos constitucionais e os direitos humanos internacionais. Em meio a dor e a revolta dos familiares, amigos e companheiros de jornada, o PSOL apresenta sua solidariedade, afirmando que somente a permanência na luta poderá manter viva a memória desses lutadores do povo e garantir uma investigação rápida e imparcial, bem como a punição dos criminosos.

O assassinato de Elisney e Álvaro aconteceu num momento de intensa mobilização e luta dos professores de Porto Seguro. O movimento buscava imprimir uma nova cultura sindical por meio de ações combativas, transparentes e comprometidas com a educação pública, gratuita e de qualidade, além da exigência de condições dignas para o trabalho docente. A greve decretada no dia 15 de setembro representou o ponto máximo da força do movimento, que paralizou as atividades escolares exigindo reajuste salarial, gestão democrática das escolas, infra-estrutura adequada e formação continuada para os professores. O potencial de luta e a rebeldia da categoria incomodaram vários segmentos da sociedade portosegurense, que resistem à construção de uma cidade mais justa, democrática e do povo. Em conseqüência disso, no dia 17 de setembro, Álvaro e Elisney foram atraídos para uma emboscada, sendo violentamente atacados, resultando na morte imediata de Elisney e ferindo gravemente Álvaro, que, mesmo transferido para Salvador, não resistiu e morreu no último dia 23.

O PSOL acredita que o principal luto da categoria e do povo de Porto Seguro deve ser a continuidade da luta. Defende a necessidade da criação de uma comissão interinstitucional para acompanhar as investigações, reunindo-se semanalmente com os investigadores. Acredita que a greve precisa ser mantida e as negociações retomadas, com objetivo de esgotar o diálogo frente a pauta de reivindicações construída pela categoria. Informa, também, que entrou com requerimento no Ministério Público estadual solicitando acompanhamento rigoroso das investigações e pretende fazer o mesmo na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Por fim, conclama também toda sociedade civil para pressionar o poder público, em todas as instâncias, para acompanhar e acelerar o processo de investigação.

Ousar lutar, ousar vencer.

Porto Seguro, 25 de setembro de 2009.



Chico Cancela
Secretário Geral PSOL - Porto Seguro (BA)
Ação Popular Socialista - Bahia
73 - 8823 4066
71 - 8833 5010
.

Nenhum comentário: