sexta-feira, 26 de setembro de 2008

É possível produzir textos bons, eficientes e inteligentes??

Ela: da gramática à Língua Portuguesa


Bruno Elinton Guimarães de Araújo - EI 11

Língua Portuguesa. Ô materiazinha chata! Era o que eu dizia desde... Não sei ao certo. Só sei que era um tal de sufixo, prefixo, advérbio, predicado, entre outros que não me deixavam em paz.
Lembro de uma certa vez em que minha professora do ginásio passou uma de f... Como dependia dessa prova para passar de ano, tratei de decorar tudo quanto era regra de gramática. Era tanta regra quanto as de uma escola militar, e o pior era que eu não podia fazer nada a não ser decorá-las. Resultado: Fiz a prova, e, por incrível que pareça passei.
Foi a partir desse momento que percebi que a gramática nada mais era que regras á serem decoradas. Regras chatas, mas, necessárias admito. Os anos foram se passando e em minha cabeça ia se formando o conceito de que a Língua Portuguesa era uma matéria que nos queria fazer “andar na linha”
Penso que a maior parte... Ou melhor dizendo, toda a minha vida no ginásio fora como a vida de um vassalo na Idade Medieval, onde a gramática era o clero e ao mesmo tempo o rei e os nobres, e eu seu mísero vassalo. Porém como o feudalismo passou a minha vida de vassalo também passaria. E foi exatamente o que aconteceu. Isso só possível graças ao meu ingresso no CEFET-BA de Eunápolis.
Foi aqui onde comecei realmente a pensar o mundo. Ler textos, livros e assistir a bons filmes viraram hábitos e isso me fez perceber o quanto de conhecimento perdi no ginásio e como a gramática aprisionava não só a mim, mas também meus ex-colegas.
Desde então consegui com a ajuda de meus professores, ficar por cima dessa “maldita”, consegui fazer com que a gramática fosse algo fácil de ser encarado e conseqüentemente a temível Língua Portuguesa.

5 comentários:

Clarice disse...

Muito legal esse memorial. Curto mas passa a mensagem. E gostei da brincadeira de associar a gramática com escolar militar; reis, nobres e clero e o autor um vassalo, retomando a Idade Média com Feudalismo. Realmente bom

Alvaro disse...

Parabens cara, eu ja havia lido antes dele ser postado no blog e como lhe tinha dito "ficou pequeno mas foi passado o que era preciso e de forma muito boa", continue assim.

Átila disse...

Curto,breve e objetivo. Ótimo texto brother. Percebo o quanto você ta crescendo como pessoa. É isso aí, continue assim.

Jheifson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jheifson disse...

Parabéns!
O texto esta otimo.Porem, o que me chamou a atenção foi a comparação da gramática com a Esola militar.
Além da criatividade envolvendo a Idade média sem fugir do contexto.