domingo, 12 de julho de 2009

Cafeh já assistiu

Domingo de manhã

Cafeh Lima

Acabei de assistir o vídeo da filosofa Viviane Mosé, que fala sobre Nietzsche, achei espetacular, claro que é um pouco difícil de entender algumas coisas, e que por isso exige muita atenção. Para muitos pode até ser muito chato, mas não tive essa opinião. Pois é um texto muito empolgante e interessante, e a filósofa não deixa a desejar quanto a sua postura, ela consegue inclusive deixar o discurso ainda mais interessante.

Ele é muito importante para aprendermos sobre a história deste filósofo maravilhoso que foi Nietzche, pois ele não era igual aos outros, ou melhor, ele não seguia a mesma linha de pensamento que os outros filósofos. Foi o primeiro a perguntar o porquê de seguir esta linha. Ele não fez somente perguntas como muitos fizeram, ele conseguiu fazer as perguntas certas.

E outra coisa legal também são as constantes criticas dele aos filósofos Sócrates e Platão, que são conhecidos como pais da filosofia, principalmente Sócrates. Ele até acusa o filósofo de seguir o caminho errado, e acabar deixando coisas importantes para trás, como o devir (a vida como transformação constante). A maioria dos filósofos pré-socráticos tinha esse pensamento de transformações, e é neles que Nietzche se inspira.

Ele sempre foi altamente critico a história da filosofia, tanto que se considerava uma “dinamite”, pensava no presente, no aqui e agora e não no futuro como outros filósofos e tinha fé em muitas coisas, inclusive na natureza. Mas sempre disse que fé é muito diferente de religião, não no sentido de que religião é algo ruim, mas que a linha de pensamento das religiões e totalmente oposta ao que ele pregava.

Podemos tirar deste vídeo uma moral muito importante para o nosso desenvolvimento, tem que perguntar, duvidar, questionar, e criticar! E não engolir tudo do jeito que nos dão, como já diz o poema da Viviane Mosé:

Quem tem olhos pra ver o tempo soprando sulcos na pele
Soprando sulcos na pele soprando sulcos?
O tempo andou riscando meu rosto
Com uma navalha fina
Sem raiva nem rancor
O tempo riscou meu rosto
Com calma
(eu parei de lutar contra o tempo
ando exercendo instantes
acho que ganhei presença)
Acho que a vida anda passando a mão em mim.
A vida anda passando a mão em mim.
Acho que a vida anda passando.
A vida anda passando.
Acho que a vida anda.
A vida anda em mim.
Acho que há vida em mim.
A vida em mim anda passando.
Acho que a vida anda passando a mão em mim
E por falar em sexo quem anda me comendo
É o tempo
Na verdade faz tempo mas eu escondia
Porque ele me pegava à força e por trás
Um dia resolvi encará-lo de frente e disse: tempo
Se você tem que me comer
Que seja com o meu consentimento
E me olhando nos olhos
Acho que ganhei o tempo
De lá pra cá ele tem sido bom comigo
Dizem que ando até remoçando

Nenhum comentário: